Distopias que você precisa ler - Parte 1


Oi gente, tudo bem?

Bom, vou começar aqui no blog uma série de postagens onde vou indicar Distopias que você P R E C I S A ler. Hoje vou falar de três (1 2 3 ) delas.

1 - O Doador de Memórias (The Giver) da Lois Lowry.



Nesse livro a autora cria um mundo perfeito, onde não existe mais dor, doenças e tudo está no seu lugar. Ah e o principal, ninguém tem memoria de nada. As pessoas vivem em comunidades isoladas repletas de regras. Jonas é um garoto de 12 anos que está morrendo de medo da Cerimonia que irá definir que profissão ele irá seguir pra vida toda. Ele é escolhido para ser o Receptor de Memórias. Um papel muito importante na sociedade, visto que é essa pessoa que conduz todos em momentos de crise. Sua jornada juntamente com o velho doador é árdua. Durante seus encontros ele recebe "doses" de lembranças de como o mundo foi e de como tudo mudou. Jonas descobre que tudo que ele e todos da comunidade vivem não passa de uma ilusão.

Comentário Pessoal: Esse foi um livro que me prendeu bastante, a cada pagina ficava mais curioso sobre como é a vida na comunidade e porque existe alguém responsável por guardar tantas lembranças. A leitura flui bem e o livro tem quase 200 paginas. 

2 - Starters


Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neuro chip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado.


3 - Maze Runner


Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam 'A Clareira', um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito.

Comentário pessoal: James Dashner é o cara quando o assunto é causar suspense. Cada final de capitulo do livro termina com alguma dica sobre o labirinto ou sobre o C.R.U.E.L. Maze Runner é uma distopia fabulosa, gostei bastante da levada da narrativa e dos elementos que o autor usa pra enriquecer os personagens. Vale muito a pena ler. 


Bom gente essa foi a parte primeira da série Distopias que você precisa ler. Se você tiver alguma pra sugerir basta comentar aqui.






Comentários

  1. Sou completamente apaixonada por Maze Runner e tem post no meu blog sobre todos os livros e sobre o filme! :D
    Vem ver! <3 Vamos compartilhar dessa paixão por C.R.U.E.L haha :)
    http://turistandoeaprendendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas